segunda-feira, 11 de abril de 2011

EDIFÍCIOS QUE AJUDAM O AMBIENTE

O texto que se segue diz respeito à cada vez maior importância que é/deve ser  dada à qualidade da construção como forma de luta contra o aquecimento global, e trata-se de um comentário a um outro texto fornecido pela formadora.


EDIFÍCIOS QUE RESULTAM

As novas tecnologias de informação aplicada ao controlo e gestão dos sistemas de comunicação, iluminação, climatização, controlo de acessos, detecção de incêncios e intrusão criaram um novo conceito - o de efifícios inteligentes.
A permanente monitorização das condições ambientais e de utilização dos espaços interiores e exteriores dos edifícios, permite aos sistemas de controlo informatizados a tomada de uma série de decisões como sejam a abertura ou fecho de estores e janelas, das quais poderão resultar poupanças energéticas significativas, contribuindo assim para um menor consumo de energias.
A energia dispendida na climatização de uma habitação depende directamente do isolamento que esta apresentar face às condições climatéricas exteriores.
Estas medidas têm estado a ser adoptadas por vários países e com os apoios dos governos que incentivam a sua aplicação.
Com o passar dos anos, várias técnicas têm vindo a ser desenvolvidas com o objectivo de defender o nosso meio ambiente, como podemos verificar no excerto apresentado e com os protocolos desenvolvidos a fim de travar o enorme crescimento do CO2.
As casas ecológicas são uma das enormes apostas que podem facilitar muito o atingir os objectivos impostos pelo Protocolo de Quioto.
Em Portugal, as mentalidades estão a ficar mais sensibilizadas para a causa e as novas construções estão também a seguir normas que visam acompanhar o futuro.
Agências como a ADENE ajudam a certificar uma habitação tornando-a assim numa casa mais "verde", a fim de garantir aos seus habitantes e ao Mundo uma melhor qualidade de vida.
Contudo, no caso das habitações mais antigas, depende dos moradores e dos incentivos do Estado, a ajuda para melhorar ecologicamente a habitação.
Conclusão: será importantew insistir na sensibilização da importância de construir com materiais mais duradouros, mais ecológicos e economizadores de energia, para usufruirmos de um futuro mais propício.

Helder Oliveira (EFA NS)

Sem comentários:

Enviar um comentário