segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SOMOS TODOS DEPENDENTES

A temática inerente à unidade de formação 7 prende-se sobretudo com o mundo à nossa volta e com a forma como por este somos condicionados.

A dependência do ser humano face à ciência e à tecnologia foi um dos temas de discussão.
Seguem-se opiniões para ler e comentar.
"A tecnologia tornou-se essencial. Na luta pela libertação, pela autonomia, na procura de um maior conforto e mais tempo livre, apenas conseguimos fazer com que mais dependentes estejamos. (...)
O que seria de nós sem a tecnologia?
Esta dependência pode trazer consequências catastróficas para a humanidade. Uma pequena falha num sistema mundial pode lançar o caos e a desordem no planeta. Mas não precisamos de ir tão longe. Basta olharmos para o nosso dia-a-dia: para as horas em que ficamos à espera de tratarmos de simples contas e pagamentos, que uma falha no programa pode atrasar, por exemplo.
A ciência e a tecnologia tornaram-se o ar que respiramos."

Guilherme Martins (EFA NS 2A)




"A tecnologia e a ciência desenvolveram-se também não só para uma melhor comunicação e conforto, mas também para as armas nucleares e para as novas técnicas de guerra. Presentemente as guerras já não são feitas de homem para homem. Hoje, são feitas guerras tecnológicas. Armas altamente sofisticadas de grande potência e precisão são desenvolvidas graças à tecnologia e à ciência.
Poderemos nós, cidadãos, culpar a evolução da ciência pelas actuais guerras? Afinal, cabe a cada um de nós saber usar da melhor forma possível o que a ciência e a tecnologia têm para nos dar.
Este mesmo desenvolvimento levanta similarmente, e não menos importantes, grandes questões de ética, como por exemplo, questões relacionadas com a clonagem, o aborto, a eutanásia, a manipulação genética, etc.
(...)
Pode-se até afirmar que quanto mais se evolui quer cientificamente, quer tecnologicamente, mais trabalho possuem os filósofos modernos, para debater o que é ético ou não fazer com esta evolução."
Remi Lima (EFA NS 2A)

Sem comentários:

Enviar um comentário