sábado, 21 de maio de 2011

COMPOSTAGEM - UMA PRÁTICA COM MUITOS BENEFÍCIOS



A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos orgânicos (por exemplo, folhas de árvores, plantas secas, cascas de frutos e legumes) por acção de microrganismos que, na presença de oxigénio, originam uma substância designada por composto.
Qualquer pessoa pode exercer este processo favorecendo em muito a sua terra ou apenas algumas plantas que tenha em casa ou no seu pequeno jardim.
O composto contém os nutrientes necessários para o adequado desenvolvimento das plantas, tornando-as mais resistentes às doenças, secas e pragas, se aplicado continuamente na terra.
Para além de se verificar uma melhoria da estrutura e da produtividade do solo, os produtos agrícolas obtidos são mais saborosos e saudáveis.
Na utilização destas práticas obtemos enormes vantagens, entre as quais podemos destacar, no ambiente, na economia e na saúde pública.
A compostagem reduz a poluição e os custos do transporte, tratamento e destino final de resíduos.
O composto melhora a estrutura do solo e actua como adubo reduzindo ou eliminando a necessidade de fertilizantes químicos.
Uma das enormes vantagens de utilizar este processo é reduzir a necessidade de herbicidas e pesticidas aumentando, de forma sustentável, a fertilidade e a produtividade do solo, facilitando a reflorestação, a reabilitação de zonas húmidas, revitalização de habitats recuperando e melhorando a qualidade dos solos compactados e contaminados.
Todos os materiais orgânicos contêm uma mistura de carbono (C) e azoto (N), conhecida como razão C:N. Os resíduos orgânicos que podem ser compostados classificam-se em castanhos e verdes; os resíduos castanhos contêm maior proporção de carbono (C), sendo geralmente secos e os resíduos verdes têm maior proporção de azoto (N), sendo geralmente húmidos. Para que a compostagem decorra da melhor forma, é necessário ter uma grande variedade de resíduos.
Muitos municípios já começaram a espalhar e a fazer cursos de formação de compostagem em prol dos seus munícipes.
Quem morar num dos Municípios Associados da Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos) e tiver jardim, pode receber um compostor e uma formação teórico-prática de 3h sem qualquer custo e começar a praticar bons hábitos de reciclagem na sua habitação.
Para quem não morar, basta adquirir o compostor num dos centros comercias que existem ao nosso dispor e através de uma breve leitura na internet, começar a fazer a reciclagem de resíduos domésticos.
Futuramente gostaria de ter a possibilidade de ter um equipamento destes e poder usufruir dos seus benefícios, mas por enquanto e devido a localização da minha habitação não me é possível.
Por fim, temos que nos mentalizar que comemos o que a terra nos oferece. O composto aumenta capacidade de retenção dos nutrientes e da água, favorece o solo e melhora consequentemente a produção de culturas, para além do facto da compostagem contribuir para diminuir os resíduos enviados para aterro, assim como a necessidade ao uso de fertilizantes químicos.

Texto escrito pelo formando Hélder Oliveira (EFA NS)

Sem comentários:

Enviar um comentário