terça-feira, 24 de maio de 2011

"TEMPOS MODERNOS" - UM FILME PARA RIR...

No âmbito da UFCD1 (Equipamentos - impactos culturais e comunicacionais) - R.A.2, foi visto o filme em questão. É do cineasta britânico Charles Chaplin e foi criado em 1936.





Este filme retrata a época capitalista no meio urbano dos Estados Unidos, durante os anos trinta. Charles Chaplin tem como principal objectivo alertar a sociedade para a forma como a classe capitalista maltrata a classe operária, numa época em que a economia estava em crise. As grandes indústrias estão cada vez mais mecanizadas, os patrões tentam a todo o custo aumentar a produtividade, sem que respeitem os direitos dos operários. Na sequência desta industrialização e da exploração de mão-de-obra, cada vez existe um maior número de desempregados e miséria. Verifica-se também que existe uma revolta por parte da classe operária o que desencadeia manifestações de protesto.
A forma como a classe pobre é explorada, confundida com máquinas, que quase enlouquece em repetir tanta vez os mesmos gestos e a cena em que o patrão pensa em rentabilizar a hora de almoço, alimentando os funcionários com aquela maquineta, são as cenas que mais impressionam; a atitude de poder por parte do patrão; mas também o rosto de felicidade dos personagens principais quando conseguem ter o que comer ou quando se põem em fuga.
O filme é sem duvida uma mensagem à sociedade, retrata a crise que se instala com a industrialização e falta de humanidade por parte dos capitalistas.  
Na minha opinião o filme retrata muito bem as diferenças sociais daquela época.    


Alda Mogo (EFA NS)


Sem comentários:

Enviar um comentário